Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

Crônicas Megaman X

megamanNa década de 80 nasceu uma franquia de um certo sucesso ,Megaman,o pequeno robô azul da Capcom se tornou famoso,seus jogos de excelente qualidade e dificuldade acentuada agradou aos jogadores,um tempo depois seis jogos já haviam sido lançados para o Nintendinho,e a Nintendo preparava o lançamento do seu novo console,Super Nintendo,passado um tempo era chegada a hora da Capcom lançar um novo jogo de sua grande franquia desta vez para o novo console.
O normal seria lançar o sétimo jogo para o novo console,e a Capcom fez isso,mas ela foi além e criou um novo jogo,igual aos outros,só que diferente,iniciando uma série nova dentro da outra,enfim foi lançado Megaman X ,e as crônicas deste jogo eu escrevo aqui.
Lançado em 1993 pela Capcom para o Super Nintendo Megaman X é a primeira sub-série da série Megaman,o jogo trazia um novo protagonista o robô X um reploid muito poderoso com a capacidade de copiar os poderes dos inimigos.
X foi criado pelo Dr.Light pouco tempo antes de morrer,porém foi deixado desligado,centenas de anos mais tarde um arqueólogo chamado Dr.Caim encontrou X e o ligou.
Caim começou a criar cópias de X,entre elas a que mais se destacou foi Sigma um reploid que foi escalado para liderar os reploids em uma guerra que se iniciava,de um lado os reploids e de outro robôs malignos liderados por Zero.
Durante a batalha Sigma confrontou Zero,e acabou atingindo um vidro com o vírus que o Dr.Willy havia posto em Zero,livrando o robô vermelho do controle maligno,mas o vírus acabou indo para Sigma que se retirou do grupo e se juntou aos Mavericks.
X então foi chamado para lutar e a missão dele era destruir Sigma,enquanto isso Zero iria destruir a fortaleza.Mega_Man_X_Coverart
Bem,essa é basicamente a história do jogo,dito isso posso continuar minha crônica.
No jogo X pode aprender golpes com os chefes derrotados,ele começa apenas com a X-Buster,no seu modo mais fraco,mas ao obter uma das partes da Light Armor,uma armadura poderosa,X é capaz de carregar um tiro mais poderoso.
Diferente da série clássica,na série X,megaman é capaz de aderir as paredes evitando assim muitas mortes desnecessárias.
Ao decorrer das fases o jogador deve encontrar partes da light armor,que melhoram o robô,as pernas dão o Dash,a corridinha.
O peito aumenta a defesa,e o capacete permite com que X quebre pedras com a cabeça.Além da armadura as fases também escondem heart tanks e sub tanks,alguns de fácil acesso,outros mais complicados,em muitos casos será necessário um poder de outra fase,ou seja,prepare-se para ir e vir pelas fases.
Por sorte o jogo conta com um sistema que permite que você saia da fase na hora em que quiser,desde que já tenha derrotado o chefe da mesma.megamanx
Por falar em chefes,em megaman x ao todo são oito chefes iniciais,que são oito Mavericks,cada um deles têm um poder diferente,e uma fraqueza diferente,ao derrotar um chefe X recebe um upgrade em sua arma,podendo então lançar um ataque baseado no poder do chefe derrotado.Mega-Man-X-OST-T17-Storm-Eagle-Stage-New-type-Airport
Não vou ficar aqui citando nome por nome cada um dos Mavericks,apesar de saber e sei também os poderes e as fraquezas de cada um,mas acho desnecessário escrever isso aqui,pois isto é uma crônica não um detonado.mmx1 B
Devo escrever aqui também sobre as fases finais,extremamente difíceis,com inimigos poderosos,as fases do Sigma é o equivalente ao castelo do Dr.Willy
As musicas do jogo são excelentes,é uma das melhores trilhas de jogos que eu já ouvi,elas se adaptam bem ao ambiente,cada fase tem sua própria trilha.
Por falar nas fases,não poderia deixar de citar como elas foram bem trabalhadas,tanto no cenário gráfico,quanto na parte de jogabilidade,um exemplo são as fases aquáticas que permitem uma movimentação mais leve.
Mega-Man-X-OST-T17-Storm-Eagle-Stage-New-type-Airport

Ao terminar as fases elas podem modificar outras,isso foi um elemento interessante que a Capcom implantou,por exemplo,ao terminar a fase do Chill Penguin a fase do Flame Mamoth que deveria conter rios de lava estará congelada.
mmx1wolfsigma

O jogo conta com um sistema de password como modo de salvar o jogo,o password é apresentado na tela toda vez em que se completa uma fase,ou ao dá game over.
Megaman x pode não ter sido o melhor jogo da franquia,mas serviu de base para os jogos seguintes,inovações de jogabilidade deste jogo tais como se prender a parede e principalmente o Dash,foram aperfeiçoados nos jogos seguintes,eu tenho um enorme carinho por esse jogo,pois foi a partir dele que conheci essa maravilhosa franquia.images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

proibido xingar,ou ofender leitores ou escritores do blog